Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Seminário discute pesquisa no Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo
Seminário discute pesquisa no Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo
09/10/2006 11:10:12
por Coordenadoria de Comunicação Social

O 1º Seminário Sobre a Pesquisa no Camosc: "Processo de construção do conhecimento” foi realizado na última semana, nos dias 5 e 7 de outubro, em Cáceres. Além de um espaço para pensar a pesquisa no curso de Agronomia dos Movimentos Socais do Campo, o encontro deu as boas-vindas aos acadêmicos que iniciam hoje (09.10) as aulas do quarto módulo presencial.

Educadores, dirigentes de movimentos sociais do campo (MSC) e educandos puderam discutir pré-projetos de pesquisa levantados junto às comunidades, traçar objetos e linhas de pesquisa, possíveis coletivos de orientadores e o desenvolvimento de estágios supervisionados para o curso especial de agronomia.

O Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo tem ênfase em Agroecologia e Sócio-economia Solidária e é construído com uma estrutura diferenciada, em regime de alternância. O cronograma divide-se em 75% de tempo escola e 25% tempo comunidade. As aulas presenciais são em Cáceres e, posteriormente, os alunos retornam à cidade sua de origem e, orientados por um profissional, aplicam o conhecimento apreendido em sala de aula.

Nessa estrutura pedagógica, cada acadêmico fica responsável por 10 famílias de sua comunidade. “Os próprios assentados vão fazer levantamentos dos seus problemas e questões a serem estudadas. As pesquisas têm que atender a essas demandas”, explica a coordenadora Loriége Pessoa Bitencourt. Por isso, o objeto da pesquisa precisa ser definido e construído em conjunto.

A turma "Herdeiros da cultura camponesa" é composta por representantes movimentos sociais do campo vindos de sete estados brasileiros: MT, MS, RO, GO, PR, MG, além do Distrito Federal. Por isso, “temos que travar parcerias com outras Universidades do País, para que possam acompanhar as atividades dos acadêmicos em seu local de origem”, explica Loriége. Algumas Instituições e empresas onde os acadêmicos vão realizar os estágios já foram cadastradas, falta oficializar o convênio.

Na programação do Seminário, apresentação do projeto acadêmico do Camosc, pela coordenadora Loriége Pessoa Bitencourt, e do Programa de Educação e Sócio-economia Solidária, pelo professor Laudemir Zart, representando o Núcleo Unitrabalho. Os acadêmicos puderam conhecer, também, métodos semelhantes desenvolvidos em dois locais: no Centro de Agroecologia do MST (Ceagro) e da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA).

O encontro teve início no dia 5 de outubro às 8h00, com credenciamento e mística de abertura. Na mesa de autoridades: Adriano Silva, coordenado do campus de Cáceres, Ilário Straub, Pró-Reitor de Cultura e Extensão (PROEC), Loriége Pessoa Bitencourt, coordenadora Camosc, Anderson Marques, coordenador do curso regular de Agronomia, Larissa Scalon Lemos, assessora do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT), representante do MST, Jair Oliveira e do MPA.

Danielle Tavares- Assecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 141861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada